Galáxia

Cometa verde volta à Terra após 50 mil anos

Última vez que o astro passou pela Terra foi na Era do Gelo

Cometa tem uma característica cor verde
Cometa tem uma característica cor verde |  Foto: Reprodução/Nasa
  

Um visitante que só vem a cada 50 mil anos se aproxima da Terra e poderá ser visto, no Brasil, a partir de fevereiro. É o caso do cometa C/2022 E3 (ZTF), conhecido pela sua característica coloração verde. De acordo com informações da Nasa, a agência espacial norte-americana, o E3 chegou próximo ao sol no dia 12 de janeiro e ficará mais próximo da Terra no dia 2 de fevereiro. 

No Hemisfério Norte, o cometa já pode ser observado, com uso de binóculos ou telescópios, a partir desta quinta-feira (19), mas no Hemisfério Sul, que é o caso do Brasil, o visitante intergaláctico só poderá ser visto a partir do começo de fevereiro. Ainda de acordo com a Nasa, em noites escuras será possível ver o cometa a olho nu. Ele ficará nos céus por cerca de um mês, para depois ir embora para os confins da galáxia outra vez.

"Os cometas são notoriamente imprevisíveis, mas se este continuar com sua tendência atual de brilho, será fácil detectá-lo", escreveu a Nasa em seu blog. 

Astro celeste passa perto da Terra a cada 50 mil anos
Astro celeste passa perto da Terra a cada 50 mil anos |  Foto: Reprodução/Nasa
  

Como só passa próximo à Terra a cada 50 mil anos, a última vez que o E3 visitou nosso planeta foi durante a Era do Gelo, no período do Paleolítico Superior, quando neandertais, tigres dente de sabre, mamutes e preguiças gigantes ainda estavam por aqui. Em 2 de fevereiro, ele estará a "apenas" 42 milhões de quilômetros da Terra.

Já que o E3 só voltará daqui 50 mil anos, essa será uma oportunidade única de vê-lo. 

< Lei reconhece agentes comunitários como profissionais de saúde Governo lançará programa para pessoas quitarem dívidas <